Sagan e a Harmonia dos Mundos de Kepler

Kepler teve sua carreira acadêmica em cidades católicas. Certamente é o maior astrônomo de todos os tempos. Galileu tentou se apoderar de algumas de suas ideias porque sabia que era muito inferior ao astrônomo alemão. Kepler tentou montar a sua visão do universo basado nos sólidos platônicos, mas não teve êxito. Provou que as órbitas dos planetas eram elipses, e que quanto mais pertos do Sol, mais rápido se moviam.Era profundamente religioso e teve sua mãe acusada de bruxaria; por causa disso, perdeu um enorme tempo de sua vida tentando defendê-la. No fim, obteve sucesso.

Esse episódio da série Cosmos é baseado na sua vida e contém um dos pensamentos mais belos de Kepler. Como diz Sagan, Kepler “queria saber o plano de Deus para o mundo. Ele queria ler a mente de Deus”. Continua Sagan:” a geometria existia antes da criação; ela é coeterna com a mente de Deus; a geometria deu a Deus um modelo para a criação. A geometria é o próprio Deus.”

É um dos personagens históricos que eu mais admiro, pois sempre gostei de astronomia e, na escola, geometria era a única parte da matemática que eu gostava. Também assisti muitos episódios de Cosmos na escola, e isso sempre ficou marcado na minha mente.

Kepler é a prova de que fé e razão podem caminhar juntas, e que a ciência nasceu na mente de pessoas religiosas. O salmo 19 torna-se com Kepler uma realidade. ” Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras de suas mãos”. É a união da matemática com a Metafísica, que a ciência de Kepler representa.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: