Eric Voegelin, a Política e o Gnosticismo.

 

” A Tentação de se cair de uma verdade incerta em uma inverdade certa”

Science, Politics and Gnosticism é um dos livros mais importantes de Eric Voegelin em que ele denuncia a infiltração gnóstica no protestantismo americano, em Marx, Nietzsche, no comunismo e Nazismo. Voegelin define Marx como um gnóstico especulativo, que definia o homem como um produto da natureza, mas que dizia não saber de onde nós viemos e nem mesmo queria que fizéssemos essa pergunta. Segundo Voegelin, essa é a maneira marxista da proibição de se fazer perguntas. Quando o homem socialista fala, o homem tem que ficar em silêncio.Voegelin então define Marx como um vigarista. Sendo um gnóstico especulativo, Marx deseja destruir a realidade para construir uma segunda realidade, como disse Robert Musil.

Hegel é classificado como o maior dos gnósticos por Voegelin, por pretender que a filosofia seja o próprio conhecimento. É a transformação da filosofia na própria gnose. Na nova sociedade desejada por Comte e Marx, toda a especulação filosófica e Teológica estão banidas pela proibição de se fazer perguntas como de onde o homem veio, por exemplo.

Como diz Voegelin, a morte de Deus e a afirmação gnóstica da existência de um novo homem nazista ou comunista resulta na aniquilação do próprio homem.

Voegelin define o pensamento gnóstico e socialista como a tentativa de modificar um mundo muito pouco organizado por Deus. A salvação desse mundo maligno é possível. No caso socialista, isso é possível com ações revolucionárias que estejam dispostas a mudar a realidade e criar um homem novo.

O alerta de voegelin está aí para que todos leiam. A gnose, ou a busca da própria salvação através do conhecimento, e tentativa de aniquilação do próprio ser para que possa ser gerado o homem novo, sempre esteve aí como uma tentação para os cristãos. O que é preciso é ficar alerta sobre este perigo.

 

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: