As Eleições Americanas

 

O sistema americano de eleições indiscutivelmente funciona. Os EUA são uma democracia estável há mais de dois séculos e nunca sofreram um golpe de Estado. A democracia americana é um exemplo para o mundo de estabilidade. Mas o que eu quero discutir é como parece ( repito: parece) que os Estados Unidos não são tão democráticos assim. Vejamos:

Os candidatos nos EUA são oriundos da elite intelectual das universidades americanas. É claro, pode-se discutir que elite é essa que tem Reagan, Bush e Obama entre seus membros, mas todos eles têm origem nas universidades.

O dinheiro é outra questão: as campanhas dos candidatos garantem que só aqueles no topo da economia americana possuem chances de serem eleitos. O gasto que cada candidato tem na sua campanha é impressionante. Candidatos de partidos independentes não possuem vez.

A política externa é outra área em que todos os candidatos americanos são obrigados a concordar. Todos eles são agressivos e com uma visão de mundo muito estreita. São os EUA que se movem e o mundo só observa.

Um candidato como o Lula aqui no Brasil que estudou pouco e passou longe da universidade não teria chance nos Estados Unidos. Fernando Henrique Cardoso também passaria longe porque não tinha religião, e os candidatos nos Estados Unidos, seguindo o conselho de Maquiavel, precisam parecer piedosos e religiosos. É claro, eles são cristãos mas não pensam duas vezes em jogar uma bomba atômica nos japoneses e Napalm nos vietnamitas.

Nós temos a impressão que as eleições lá são muito sem graça porque só dois candidatos possuem realmente chance de ganhar. O Brasil parece mais democrático nesse aspecto, apesar de muitos corruptos e milicianos serem eleitos no nosso país.

O Brasil ainda é uma democracia muito jovem e temos muito o que aprender com os americanos. Lá eles têm uma vantagem sobre nós: uma mídia muito mais independente e sem grandes conglomerados hegemônicos que induzem o leitor a votar em determinado candidato. Nisso o Brasil ainda tem muito o que avançar.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: