Treze, O Maior de Todos os Séculos

Estou lendo agora o livro de James Walsh, The Thirteenth Greatest of Centuries. É um livro antigo e fantástico sobre o último século em que a humanidade foi verdadeiramente religiosa. Os capítulos desse livro falam sobre as Universidades que surgiram como uma constelação no século XIII, o que os alunos estudavam, a quantidade de estudantes e a disciplina, a educação popular, as escolas técnicas de artes, as origens da pintura, as bibliotecas. Também fala sobre os grandes Hinos latinos da época, os livros mais lidos, a prosa e a origem do drama.

Grandes personagens da época como São Francisco de Assis, São Tomás de Aquino, São Luís, Dante Alighieri e as mulheres do século XIII, são nos apresentados com grande profundidade.

O grande esforço da igreja em construir hospitais, as origens da lei, do comércio; a evolução da democracia e do socialismo cristão e os grandes exploradores e suas contribuições geográficas também são narrados por Walsh.

O século treze é considerado por Walsh como o maior da história. Esse século é uma consequência de uma continuidade da filosofia grega e sua união com a religião cristã. O último século antes da revolução do século XIV, com Guilherme de Ockham e o início da fé sentimental.

O século XIII foi aquele que soube unir definitivamente a a fé e a razão com a filosofia de São Tomás e o nascimento das universidades. Depois de São Tomás, ninguém mais ousou escrever tão profundamente sobre Deus e a teologia nos séculos seguintes.

O século XIII nos deu também um dos personagens mais importantes e inspiradores da história que foi São Francisco. Sua vida e o seu exemplo até hoje são uma das maiores riquezas da religião católica em sua história.

As universidades também são fruto do gênio católico e são a maior contribuição da Idade Média à humanidade, junto com a filosofia de São Tomás e os hospitais. Existem também várias outras contribuições desse século que são mencionadas no livro.

Esse livro é fundamental para quem é apaixonado pela história medieval, pela filosofia e teologia da época, e pela biografia de personagens que marcaram a vida da igreja da época.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: