The Christian Philosophy of Saint Thomas Aquinas, de Etienne Gilson

The-Christian-Philosophy-

Essa é a versão inglesa para uma obra que é referência sobre a filosofia de São Tomás de Aquino, que é Le Thomisme, de 1948, do filósofo francês Etienne Gilson.

Logo na introdução, Gilson, que escreve com uma erudição ímpar, apresenta o que a filosofia de São Tomás é: Uma tentativa bem sucedida de conciliar a fé com a razão, sem nunca misturar os dois; a diferenciação que São Tomás estabelece  entre a Revelação e o que é revelável; o estabelecimento da Teologia como a grande ciência que o homem contemplativo pode aspirar, sem fazer concessões às ciências puras da natureza, que certamente entre seus defensores existem aqueles que olham com desconfiança para o saber teórico e não-prático da teologia; e, também como um aspecto importante em sua filosofia, a tarefa quase sagrada ( ou diríamos que é realmente sagrada?) de comunicar aos outros a verdade ( doctrina), previamente meditada. São Tomás aceita com naturalidade o título de Mestre e Doutor, sabendo da grande responsabilidade que terá em propagar as verdades teológicas aos seus alunos e outras pessoas menos versadas em Teologia. São Tomás combina as duas grandes atividades que estão ao dispor do homem: a vida ativa e a vida contemplativa.

Sabendo da sentença de Santo Agostinho de que o objeto da fé é precisamente o que a razão não pode compreender. O que São Tomás vai fazer é ensinar ao homem o que está além da filosofia, tendo como base as escrituras, e descendo de uma hierarquia que começa em Deus, passa pelos anjos, os profetas, os santos, até chegar ao homem comum. Tendo como base a fé, que segundo Gilson, tende a suprimir a presunção, a mãe de todos os erros, São Tomás é um filósofo cristão, apoiado nas escrituras, mas sabendo colher o que há de melhor nas filosofias grega, árabe e judaica. São Tomás foi um filósofo original, que soube avançar diante das barreiras que Aristóteles e os Averroístas haviam colocado. O que é aparentemente imcompreensível à razão humana, que é a essência de Deus, passa a ser compreensível com a ajuda da revelação e da fé, e é tarefa do teólogo cristão ser claro e objetivo na tarefa de tornar a teologia acessível ao estudioso e ao fiel comum.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: