O Ente e a Essência em São Tomás e Al-Farabi

Do livro Le Thomism, de Etienne Gilson

A filosofia árabe já tinha conhecimento desse problema filosófico do ser e do ato-de-ser. Al-Farabi expressou, assim, a sua opinião: ” Se a essência do homem implicasse sua existência, o conceito de sua essência também seria o conceito de sua existência, e seria suficiente para saber o que um homem é, de forma a sabermos que ele existe. Portanto, toda representação de uma coisa seria acompanhada de uma afirmação…Mas isso não é assim. Nós duvidamos da existência das coisas até recebermos uma percepção direta delas através dos sentidos diretamente, ou imediatamente por uma prova” Daí, explica Gilson, vem a fórmula definindo a exterioridade da existência e da essência: o que não pertence à essência em si, e mesmo assim está relacionado à ela, é um acidente pertencendo à ela. Então, Al-Farabi conclui: ” existência não é um caráter constituinte, e sim, um acidente acessório”

Como Gilson percebeu, Avicena só a aceitou com reservas, e Algazel modificou-a um pouco. Algazel chamava de ambiguidade a noção de ser, e São Tomás chamava de analogia. Então Algazel conclui: ” É então claro que o ser pertence à ordem dos acidentes”.

São Tomás percebeu que os filósofos árabes chegaram à conclusão que o ato de existir não pode ser relacionado à essência, mas deve ser incluído nela. Na sua obra o Ente e a Essência ele diz: ” Tudo aquilo que não está no conceito de essência vem para ela de fora, e faz uma composição com ela. De fato, nenhuma essência pode ser concebida separada de qualquer forma parte da essência. Agora, pode existir um conceito de qualquer essência ou quididade sem o conceito de sua existência. Por exemplo: Eu posso ter o conceito de homem ou da fênix, sem saber se eles existem, de fato, na natureza. É, portanto, claro, que a existência (esse) é alguma coisa outra além da essência ou quididade”.

Como diz Etienne Gilson, Avicena fez do ato-de-ser um acidente da essência; São Tomás faz dela o caminho e o núcleo do ser.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: