Os erros que os teólogos cometeram para provar que Deus existe.

Etienne Gilson dá uma explicação bem clara de o porquê São Tomás de Aquino ter rejeitado as provas anteriores da existência de Deus, formuladas por São João Damasceno, Santo Agostinho e, a mais famosa delas, a de Santo Anselmo.

Gilson esclarece o problema da essência de Deus, que ao que parece, estava muito mais em jogo do que sua existência. A definição ” a essencialidade da substância divina”, é o que é mais importante para alguns teólogos cristãos. A dificuldade não é provar a existência de Deus, para São Tomás, mas sim, em formular corretamente os argumentos.

Qual foi o erro que São Tomás viu em todos esses teólogos cristãos? Simples: eles confundiram Deus, com os efeitos que Ele produz. O erro de São João Damasceno foi o de ter dito que todo homem nasce com o conhecimento de Deus em sua mente, mas para o Aquinate, isso é apenas um efeito de Sua Glória, e demanda uma explicação.

Se como para os Agostinianos, como diz Gilson, o conhecimento de Deus é mais profundo no homem que a própria alma, São Tomás diz que apenas seres acessíveis ao nosso conhecimento são coisas sensíveis. Uma demonstração é necessária, diz Gilson, porque a razão quer ascender das realidades nos dadas pela experiência para a realidade divina, que não nos é oferecida.

Agora o famoso argumento de Santo Anselmo: Se aceitarmos o  fato de que existe um Ser o qual nenhum outro pode ser pensado maior, caímos no problema de que esse Ser é apenas uma suposição. Esse argumento cai na armadilha de dizer que Deus não pode ser entendido pelo homem, ao mesmo tempo que diz que tal Ser pode não existir. Podemos muito bem imaginar que Deus não exista. Como diz Gilson, a existência é sempre estabelecida ou demonstrada, nunca deduzida.

São Tomás irá seguir o caminho da existência para a essência, pois usando as provas de Sua existência, poderemos conhecer pelo menos noções da essência de Deus.

Do livro Le Thomisme ou The Christian philosophy of Saint Thomas Aquinas, de Etienne Gilson.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: