A noção de necessidade na Filosofia de Aristóteles

“O que é deve ser necessariamente quando é, e o que não é não pode ser, quando não é, eis uma afirmação necessária. Mas tanto não significa que tudo o que é será por necessidade, e que tudo o que não é não será necessariamente.”

 

Fonte: ARISTÓTELES. Periérmeneias. In: Organon. Lisboa: Guimarães, 1985, II. Vol. I, p. 139.

Questão: Será que as coisas no nosso mundo existem da mesma forma?

Solução:Vou tentar organizar os exemplos com números: 1-( o que é deve ser necessariamente) 2-( o que não é não pode ser, quando não é) 3- (nem tudo o que é será por necessidade) 4-( nem tudo que não é não será necessariamente).

 

A afirmação Aristotélica de que o que é deve necessariamente ser é decorrente da afirmação e confirmação do que é verdadeiro e do que é falso. É verdadeiro o que afirmamos como sendo aquilo que é, é. Também é verdadeiro quando afirmamos que o que não é, não é. O necessário não pode ser diferente do que é. Um exemplo do que nem sempre é por necessidade é o ovo, que pode ser tanto um galo como uma galinha, ou seja, o ovo não tem a necessidade de ser um galo ou uma galinha(3). Nem tudo o que não é não será necessariamente. A madeira não é um barco ou uma casa, mas não significa que ela não poderia ser um barco ou uma casa(4). Vou dar alguns exemplos:  um cachorro necessariamente é um cachorro( essência) quando existe tanto em ato como em potência ,e não pode ser um gato porque não é nem em ato como também em potência. (1) O gato não pode ser uma ave porque não é uma ave nem em ato, nem em potência. (2)A semente de uma oliveira não é uma árvore, mas ela pode necessariamente ser uma árvore com azeitonas. Ela existe em ato( semente) e pode existir em potência(árvore).(4) Também temos o exemplo de que nem tudo o que existe ( um navio),  será por necessidade, porque o aço não tem nenhuma necessidade de ser um navio, por exemplo(3).

Comments

  1. acoplador says:

    Reblogged this on " F I N I T U D E ".

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: