Resenha de A Nova Ciência da Política, de Eric Voegelin

A_NOVA_CIENCIA_DA_POLITICA_1354928333P

 

Uma Introdução ao gnosticismo
Voegelin utiliza o método aristotélico e define a sociedade como um COSMION, significado esse que seria explorado pela ciência política.

As sociedades antigas como a Persa ou a Mongol eram impérios cosmológicos, cujos governantes tinham de assegurar a harmonia da ordem cósmica. Voegelin nota a semelhança dessa visão cosmológica entre os impérios da Antiguidade e da Idade Média com a visão marxista de uma ordem imanente da história.

O governante comunista seria responsável por manter essa verdade, assim como um Khan mongol era representante da verdade contida na ordem de Deus.

Dessa forma a ordem comunista está em harmonia com a verdade histórica; seu objetivo é atingir o reino da liberdade e da paz, e seus inimigos jamais podem fazer guerra contra o governo comunista, pois serão sempre agressores, assim como os adversários dos comunistas não são conquistados, mas libertados de seus opressores.

Voegelin discute o valor do pensamento teórico e questiona se o teórico efetua uma interpretação qualitativamente superior dos símbolos da realidade.

Aristóteles foi o primeiro a reconhecer esta condição de teorizações a respeito do homem e definiu como SPOUDAIOS ( homem magnânimo ou maduro) esse homem que atingiu a BIOS THEORETIKOS ( vida teórica), o grau máximo das potencialidades da natureza humana. Esse era o ideal de Aristóteles de medida, de harmonioso e equilíbrio de forças: um homem inacessível às perturbações, sem ser impassível.

A visão gnóstica de um novo mundo transfigurado não é muito clara e Voegelin demonstra como Marx e Engels ” justificam sua reticência argumentando que não se pode dizer muito acerca das instituições numa sociedade transfigurada, porque não temos qualquer experiência acerca das relações sociais sob as condições da natureza transfigurada do homem”

Temos o exemplo da União Soviética quando Lenin após estabelecer o comunismo, não soube o que fazer com ele e foi obrigado a restabelecer o capitalismo. O que aconteceu em todas as sociedades comunistas.

Se na ética clássica e cristã as virtudes morais como a sabedoria e a prudência são as mais importantes, no mundo de sonho gnóstico o primeiro princípio é o não reconhecimento da realidade. Então Voegelin diz que ações que seriam consideradas insanas no mundo real, tornam-se morais no mundo da fantasia, como foi o caso no movimento gnóstico do nazismo.

Essa é apenas uma rápida introdução do autor ao tema dos movimentos gnósticos. Para uma melhor explicação recomendo o livro do mesmo autor Science, Politics and Gnosticism.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: