Resenha de Ciência, Política e Gnosticismo ( Science, Politics and Gnosticism), de Eric Voegelin

images

 

Livro fundamental para se compreender a Gnose
Voegelin identifica a presença do pensamento gnóstico em movimentos modernos como o nazismo, comunismo, progressismo , positivismo e em pensadores como Hegel e Marx. A tese de doutorado de Marx contém um elemento de revolta segundo Voegelin. Marx teria citado a frase de Prometeu ” em algumas palavras, eu odeio todos os deuses” fora de contexto, pois o sentido que Ésquilo deu a essas palavras indicavam que quem disse essa frase estaria com a mente doente.Na sequência de Prometeu Acorrentado, Mércúrio diz:” Tens a razão conturbada, bem se vê; o mal é violento…” E mais adiante Mercúrio é profético: “Como serias insuportável se dominasses um dia!…”
O autor não poupa Marx e Nietzsche, a quem chama de gnósticos especulativos. Para os gnósticos, o problema do mal não deve ser buscado na questão moral ou na existência do pecado original; para o gnóstico religioso o problema do mal é uma questão metafísica( criação do deus do mal e a prisão do corpo); para o gnóstico político é a falta de saúde, educação, etc. Ou seja, com ações políticas o ser humano poderia ser aperfeiçoado. Nenhum deles atribui o mal ao fato do ser humano ser inadequado.

Para se aprofundar no tema da gnose, recomendo “The Gnostic Religion” de Hans Jonas

Anúncios

Comments

  1. Dom Rafael says:

    Olá! “caí” no site site por causa de uma busca DESSE LIVRO mas, ao que me parece, ele NÃO FOI PUBLICADO NO BRASIL OU EM PORTUGAL, ou seja: ele só tem em ingles??? obrigado. paz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: