Resenha de Que é Filosofia?, de Ortega y Gasset

Que é Filosofia

Essa introdução à filosofia de Ortega y Gasset é diferente de outros livros que também pretendem ser uma introdução a essa disciplina como a de Jacques Maritain, por exemplo. Ortega y Gasset não dá uma explicação do que seja a ontologia ou a lógica, mas já parte para uma definição do que a filosofia pretende estudar e ensinar. O filósofo espanhol defende que a filosofia é o conhecimento do universo e do que há nele.

Essa é uma definição de filosofia muito grandiosa e especial, que coloca a filosofia acima de ciências como a matemática e a física, esse ponto sendo muito ressaltado pelo filósofo. Concordando com a definição platônica de que o filósofo é um philotheamones ( amigo do olhar), ou seja, um amante de espetáculos, Ortega y Gasset expande esse conceito de filósofo para aquele que também busca o que não está aí: o ser das coisas, nas suas palavras.

Até aí tudo bem. O problema é que Ortega y Gasset vai escrevendo em uma espiral de condenações ao idealismo, e pior, até contra a filosofia de Platão e Aristóteles, dando a impressão que ele está construindo uma filosofia própria que virá demolir todas essas escolas de pensamento para, no fim, declarar que tudo o que ele escreveu tem como base a filosofia de Heidegger e sua fenomenologia.

Para uma refutação de Ortega Y Gasset e sua fenomenologia heideggeriana cito as palavras de Jacques Maritain: ” a escola de Aristóteles e São Tomás ensina que a verdade não é impossível nem fácil, mas difícil de ser alcançada pelo homem(…) de outro lado, compreende que a razão é o nosso único meio natural de entrar em posse da verdade, contanto que seja formada e disciplinada: em primeiro lugar e antes de tudo pela própria realidade, porque não é o nosso espírito que mede as coisas, mas as coisas que medem nosso espírito; em seguida, por mestres, porque a ciência é uma obra coletiva, não individual, e só pode ser edificada pela continuidade de uma tradição viva; enfim, por Deus, se lhe aprouver ensinar aos homens e outorgar aos filósofos a norma negativa da fé (e da teologia).”

Certamente não é com Ortega y Gasset que rejeita toda a base da filosofia grega a respeito da realidade que alcançaremos o que é verdadeiro.

Não recomendo esse livro. Para uma verdadeira introdução à filosofia e seu significado sugiro a obra de Jacques Maritain ” Introdução Geral à Filosofia”.

Anúncios

Comments

  1. Wilson says:

    Bom, em primeiro lugar saudá-lo pelo esclarecimento sobre a ideia de Ortega na o que e Filosofia, mas eu sou um estudante de Filosofia do 1 ano em Moçambique estou interessado em entender mais sobre o pensamento do autor e pedia também um breve esclarecimento sobre a não recomendação deste para a Introdução a Filosofia?

    • Obrigado pelo comentário. Eu não recomendo esse livro de Ortega y Gasset porque ele não serve ao propósito do seu título. Achei-o extremamente irritante porque o autor constrói toda uma argumentação como se ele fosse dizer algo de grandioso e nunca dito antes para, no fim, escrever que a definição de filosofia que ele tem em mente não é dele propriamente, mas sim a da fenomenologia de Martin Heidegger. Isso é muito frustrante, já que Ortega y Gasset poderia ter dito isso logo no início do livro.

      Se você deseja uma boa introdução à filosofia, leia o livro de Jacques Maritain que eu cito na resenha. Esse sim é um ótimo livro que define a filosofia e faz uma comparação entre as diferentes escolas.

      • WILASS MUTAINE says:

        Certamente que achei um pouco frustrante a ideia vigente do autor, ate cheguei a me interessar quando pronunciou que ia ser claro e breve nas abordagens ma em vez de sair satisfeito voltei a indignar me ainda com o objectivo do conceito por ele tratado. Também pedia que enviasses me por email se poder a obra de Maritain se estiver ao seu dispor.

      • Eu procurei essa obra do Maritain em PDF em português e espanhol e não achei. Encontrei-a em inglês nesse site aqui . Espero que ajude.

  2. wilass mutaine says:

    ta certo ilustre, so para saber estas ainda a fazer licenciatura?

  3. Hello Mrs Pimente I’ve been accompany your ideas and I appreciate that so much, but I thing that you made some mistake like Ortega y Gasset, he don’t us a exactly definition about Philosophy

  4. Não seria tão rígido com ele…é uma leitura interessante. Não conheço ninguém que tenha sido unanimidade em coisa nenhuma. Quem seria realmente capaz de definir filosofia, de modo inequívoco, para toda a humanidade? Para mim ao menos, está claro que se entende como título: “o que é filosofia PARA Ortega y Gasset”. E assim penso sobre as mil outras exegeses sobre esse tema tão amplo, quase impossível de delimitar.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: