Resenha de Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá, de Lima Barreto

Lima Barreto Vida e Morte de M J Gonzaga de Sá

Esse romance de Lima Barreto é mais uma crítica feita por ele à burocracia e mediocridade da imprensa brasileira. Gonzaga de Sá é um funcionário de um departamento de Cultos, que só lida com questões esdrúxulas, como quantas setas deve ter a imagem de São Sebastião. Mas o romance não trata disso, e sim do fato de que mesmo sendo um funcionário público, Gonzaga de Sá ainda conseguiu manter uma vida interior e reflexões filosóficas. O narrador da história, Augusto Machado, testemunha os passeios e observações que Gonzaga de Sá faz pela cidade. Machado não poupa a ironia pelo fato do velho burocrata também se sentir atraído por questões ridículas de uma imprensa provinciana. Lima Barreto é muito engraçado quando satiriza nossa imprensa. Nem mesmo o Barão do Rio Branco é poupado.

Machado na maioria das vezes apenas ouve sem dar opinião aos monólogos de Gonzaga de Sá. O velho tem um pouco de conhecimento de filosofia e com isso fala sobre política, literatura e sobre problemas brasileiros como o racismo. Curioso é como o burocrata e filósofo fala sobre as notícias que saem sobre Petrópolis. Segue o diálogo:

– Já reparaste que não há nada mais cediço que as notícias de Petrópolis?

-Quase não as leio-respondi.

-Fazes mal; é preciso que nos preocupemos com as culminâncias de nós mesmos… não te patenteias? Interessa-te por Petrópolis, homem!…Insignificantes, embora, merecem atenção as notícias de lá…É só quem “sobe, quem “desce”, não há dúvida!…não censuro um cronista mundano que se preocupa  com quem “sobe”, mas com quem “desce” ! Não é lá muito seu ofício; deixe isso para a Irmã Paula… E não é só isso! O pior é que são notícias iguais às de qualquer lugar, vulgares, chatas…Que pobreza!…

Esse é o clima provinciano do Rio de Janeiro daquele tempo. Tive a impressão ao ler esse romance que ele se parece muito com o Memorial de Aires, de Machado de Assis. Ambos fazem uma reflexão sobre a velhice. Só que Lima Barreto é muito mais engraçado e politizado.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: