Resenha de O Presidente segundo o Sociólogo, uma entrevista com Fernando Henrique Cardoso

O presidente segundo o sociólogo

 

O intelectual que mudou o país, Fernando Henrique Cardoso deu essa série de entrevistas a Roberto Pompeu de Toledo no final de 1997. Nesse livro, nosso ex-presidente fala sobre o Brasil-sua história e sociedade-, sobre sua família e questões que ainda hoje estão em debate no nosso país como a política sobre cotas, drogas e o tamanho do Estado.

Percebe-se que FHC é muito articulado e culto, e que a imagem que a esquerda pinta dele não é verdadeira. Fernando Henrique nunca foi um liberal em termos econômicos como um Roberto Campos, apenas àquela época fez alguns ajustes na economia brasileira que todos os países do mundo fizeram. Sem essas reformas e privatizações, o Brasil de hoje seria ingovernável tendo um Estado tão gigantesco, o que gerava uma inflação muito alta e corrupção por todos os lados. Se o Brasil do PT não vive sem um escândalo, imagine esse partido tendo que governar com dezenas de estatais falidas e inúteis?

Fernando Henrique moralizou o serviço público- porque talvez quem seja mais novo não saiba, mas até 1995 entrava muita gente no funcionalismo público através de jeitinhos, e isso acabou-, pôs ordem no sistema financeiro e deu início a um efetivo programa social que reduziu muito a pobreza. O seu maior êxito foi na área da educação, pois me lembro muito bem de como havia programas e comerciais que estimulavam à educação e a volta de crianças e adultos para as salas de aula. E tudo isso funcionou. O livro serve como recordação de como era a situação do Brasil nos anos 1990 e ajuda a entender a política brasileira e internacional naqueles primeiros anos pós-guerra fria.

Para saber mais sobre o pensamento de Fernando Henrique Cardoso leia minha resenha sobre seu livro a arte da política https://felipepimenta.com/2013/03/11/resenha-de-a-arte-da-politica-de-fernando-henrique-cardoso/

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: