Resenha: História do Pensamento Ocidental, de Bertrand Russell

russel

A História do pensamento ocidental de Bertrand Russell é um livro excelente, embora um tanto resumido, para que aqueles que estejam interessados em filosofia tenham um primeiro contato com essa disciplina. O livro é bastante crítico com a maioria dos filósofos. Isso é muito bom porque vai além daqueles livros de introdução à filosofia que só fazem apresentar as principais ideias dos filósofos sem nenhum tipo de advertência contra ideias contraditórias. A melhor parte do livro é sobre os filósofos gregos, porque ali Russell foi mais profundo e detalhado do que no resto do livro, o que é uma pena, pois esta obra tinha potencial para ser ainda melhor. O autor não esconde sua preferência por filósofos como Pitágoras e Platão, sendo que ele é bastante crítico da filosofia de Aristóteles, classificando sua cosmologia muito acertadamente de “lunatismo”. Passando para a Idade Média, o livro torna-se um pouco enfadonho, pois Russell fala mais sobre aspectos históricos do que sobre a filosofia em si. Achei  que o tratamento que ele dá a Santo Agostinho é muito ruim e não faz justiça a esse filósofo. Quando ele fala sobre Escoto Erígena ele é mais fiel ao que esse filósofo quis dizer. Sobre São Tomás de Aquino, ele reconhece que sua obra é monumental, mas muitos dos seus argumentos são falhos, como as provas da existência de Deus. Russell critica São Tomás pela sua ignorância do grego e da matemática. Quando o livro chega ao Renascimento ocorre o mesmo problema da parte sobre a Idade Média, porque novamente a História prevalece. Na filosofia moderna, Russell dá boas explicações sobre Descartes , Spinoza e Leibniz, esse último sendo um dos heróis filosóficos do autor. O que achei mais surpreendente, o que me fez gostar ainda mais do livro, foi o reconhecimento da importância da filosofia de Vico. Russell o considera como superior a Hegel e Marx pela razão de que Vico não era um progressista romântico como os dois primeiros, mas que ele reconhecia que no processo histórico a civilização pode muito bem retroceder e voltar a períodos de decadência e barbárie. Isso aconteceu com a Europa, a China e com o Islã. Este livro de Russell é um resumo da sua História da filosofia ocidental, mas mesmo assim eu o recomendo. Para ser usado nas escolas não é muito bom por ser muito resumido, apesar de que em vários momentos sua crítica é extremo valor.

Comments

  1. Daniel Bardelli says:

    Muito boa sua resenha cara, cheia de informações que eu queria, parabéns.
    Só gostaria de saber uma coisa, você já leu “História da Filosofia Ocidental” do Bertrand Russel, aquele que tem três volumes? Se sim, me responda, o livro é bem detalhado e explicado? O tipo de linguagem ultilizada pelo autor é compreensível para eu que sou um jovem de 14 anos, ou é uma linguagem muito culta que eu não conseguiria entender?
    Agradeço desde já!
    Daniel😉

    • Essa versão em português da resenha foi escrita pelo Russell muitos anos depois da original, que é muito mais ampla, mas que infelizmente não foi traduzida para nossa língua. Você encontra ela facilmente em pdf na internet e vale a pena, pois é uma grande referência para consulta e trabalhos. A linguagem dos filósofos britânicos tradicionalmente é muito clara, porém o livro requer um conhecimento de filosofia além do básico.

  2. RobertoRS says:

    Felipe, estou cursando Direito e pretendo ler as variadas obras clássicas desde Sócrates até Kant, entretanto tenho dificuldades ao ler Kant e as obras de autores filosóficos. Gostaria de recomendação sua para obter conhecimento destes filósofos, eu adquiri vários livro para cobrir o objetivo dentre eles o do Bertrando Russel “história do pensamento ocidental”.

    • Leia a história da filosofia de Giovanni Reale ( capa azul). Em inglês existe a história da filosofia de Frederick Copleston. Leia também a crítica da filosofia kantiana feita por Schopenhauer ( dentro da obra o Mundo como Vontade e Representação, Editora Unesp, capa cinza) .

      • Professor Felipe Pimenta, seguindo o seu sábio conselho, permita-me mostrar o meu planejamento para adquirir um conhecimento basilar sobre a ciência jurídica, filosofia e sociologia. Para esse fim utilizarei as seguintes bibliografias que adquiri ou tenho disponível em PDF.

        – Bittar, Eduardo; Alemida, Guilherme – Curso de filosofia do direito ( livro em mãos )
        – Nogueira, Octaciano – Coleção Ciência Política ( comprado )
        – Russel, Bertrand – História da filosofia ocidental (livro em mãos)
        – Dalari, Dalmo – Elementos de teoria geral do estado ( biblioteca )
        – Giovanni Reale, Dario Antiseri – História da Filosofia, Volume 01 ao 03 ( em PDF)
        – David, René -Os Grandes Sistemas do Direito – ( comprado )
        – Reale, Miguel – Filosofia do direito ( para comprar )
        – Vecchio, Giorgio Del Lições de Filosofia do Direito ( comprado )
        – Miranda, Pontes – Sistema de Ciencia Positiva do Direito ( para comprar)
        – Perelman, Chaim – logica juridica ( em apostila )
        – Carpeaux, otto maria – história da literatura ocidental ( para adquirir + em PDF)
        – Goyard-Fabre, Simone – Os princípios filosóficos do direito político moderno ( biblioteca )
        – Ripert, Georges Aspectos Jurídicos do Capitalismo Moderno ( comprado )
        – Sandel, Michael – Justice ( Lido )

        Pretendo seguir a ordem de leitura acima, após lê-los iniciarei a leitura de tais obras:

        – Kant ( obra completa )
        – nietzsche ( obras principais )
        – Hobbes, Rousseau, Aristoteles, Platão ++ ( obra principal )

        Após essas leituras eu dedicarei o meu tempo para leitura de obras relacionadas a história do Brasil, tenho algumas em mão.

        – Schwarcz, Lilia – Brasil: uma biografia
        – Prado, Caio – Formação do Brasil Contemporâneo
        – Freyre, Gilberto – Casa grande & senzala
        – Brum, Argemiro – Desenvolvimento ecônomico brasileiro
        – Raymundo Faoro – Os donos do poder

        E por fim, iniciarei o estudo da lei, ou seja, o código penal, civil,tributário, constitucional com as suas variadas doutrinas.

        Logo, necessito da opinião do senhor sobre este planejamento, visto que não conheço ninguém na minha faculdade ( estudo no interior de Santa Rosa/ RS) que possa me ajudar neste sentido. Abraços

      • Tá ótimo. Na área do Direito não posso escrever muita coisa, mas acrescenta aí Cícero e a História das Ideias Políticas, de Eric Voegelin. Dele também a Nova Ciência da Política. Tem que ler O Capital de Marx também. John Rawls é obrigatório. Leia a coleção de Wilson Martins sobre a história da inteligência brasileira. Leia a parte de filosofia antes dos livros sobre Direito. Abraços!

      • Obrigado professor, outra coisa que tenho dúvida é sobre livros de sociologia crítica ou livros críticos que nos indicam a situação da sociedade / mundo / Brasil. Um exemplo seria o livro do Pedrinho A. Guareschi – Sociologia Critica – Alternativas de Mudança. O senhor tem alguma sugestão?

      • Leia A Integração do negro na sociedade de classes, do Florestan Fernandes. O outro também é antigo e pouco conhecido. É o Em berço Esplêndido, do Meira Penna. Tem em PDF. O livro é da década 70 e demonstra a farsa da cordialidade brasileira a partir da psicologia jungiana.

  3. Republicou isso em Il Dilettantte.

  4. Higor says:

    Pessoal. Existe algum site em que posso baixar os 34 volumes do Eric Voegelin? Obrigado!

  5. Paulo says:

    Entre este e a História da filosofia ocidental, de 3 volumes, qual recomenda?
    Parabéns pela resenha!

    • O de três volumes. Esse da resenha foi um resumo feito anos depois. Eu tenho o completo em inglês.

      • Paulo says:

        obrigado, professor!
        Sou da área jurídica mas quero me aprofundar na filosofia, talvez uma pós graduação.
        Em matéria de histórias da filosofia, Giovanni Reale (o de capa azul, 3 volumes), o qual aprecio muito; os 9 do Copleston e estes 3 do B. Russell são suficientes (em relação à histórias da filosofia)? Alguma outra que não se pode deixar de considerar?

      • Acredito que são suficientes. Depois deles você já pode ler as obras originais separadamente.

      • Paulo says:

        Obrigado! Muito boas suas resenhas!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: