Resenha: As Enéadas de Plotino

Six Enneads

Plotino foi um dos maiores filósofos da Antiguidade. Sempre tive um grande interesse em sua filosofia desde quando li resumos da mesma em livros sobre a história da filosofia. Ainda na Antiguidade, Plotino foi a grande inspiração de Santo Agostinho. Plotino foi um grande defensor da bondade da criação contra a visão pessimista do gnosticismo de seu tempo. O Deus de Plotino é o Uno que é definido pela teologia negativa, ou seja, não podemos afirmar o que Ele é, mas podemos ter certeza do que Ele não é. A criação para este filósofo é um ato de contemplação que se exterioriza. Em suas antológicas palavras, ” a criação é a contemplação silenciosa da sua perfeição que se exterioriza por si mesma numa imagem.” Plotino escreveu muito antes do Pseudo-Dionísio que o Bem é comunicativo que comunica toda a sua perfeição, pois ” todo objeto perfumado alegra toda a vizinhança.” A hierarquia plotiniana começa com o Uno, depois em sequência a Inteligência, a alma e, por fim, a matéria. O Uno é o Hypertheos, cujo caráter principal é a transcendência segundo F.J. Thonnard. O Uno produz uma emanação e produz efeitos semelhantes à sua imagem. A inteligência é a contemplação do ser que é Deus: ” É pensando o Bem que ela pensa em si mesma”, nas palavras de Thonnard. A alma está unida à inteligência pois está cheia dela e goza com ela e recebe a sua parte de verdade e ela própria pensa. A alma, para Plotino, é a Providência imanente”. Segundo Thonnard, o Uno, a Inteligência e a alma são as três hypostases que constituem o mundo divino. Na filosofia platônica, a alma une-se ao corpo para o universo ficar completo. Todo os seres do Intelecto devem corresponder a algum ser do mundo dos sentidos. As Enéadas são um livro desafiador e um tanto obscuro em alguns momentos ( especialmente a VI), mas que vale a pena ler.

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