Uma breve reflexão sobre a Imago Dei e os dias de hoje

nikolaus_cusanus

Nesses tempos conturbados que vivemos no mundo- e no Brasil em especial-, resolvi escrever este artigo rápido para lembrar um ensinamento valioso das Sagradas Escrituras e interpretado à luz da filosofia platônica como no pensamento de Fílon de Alexandria e de Nicolau de Cusa. Este ensinamento é que todos os homens são um Imago Dei ( uma imagem de Deus) e, como explicam esses dois filósofos neoplatônicos, o ser humano não é semelhante ao Criador pela forma do corpo e, sim, pela mente. Fílon afirma que o mais importante e indestrutível no ser humano é aquilo que é invisível, ou seja, a mente; portanto, a forma corporal é irrelevante.

Para Nicolau de Cusa, a alma humana é uma Imago Dei e sua mente é capaz de Deus, e, ao contrário do que Aristóteles dizia, os seres humanos podem elevar sua mente além do discurso indutivo e dedutivo para o nível de um intelecto criativo (De Concordantia Catholica ).

Na filosofia neoplatônica de Fílon e de Nicolau de Cusa, todo o ser humano é uma Imago Dei pela criação– e nunca pela ação. Na versão aristotélica-tomista, o ser humano é identificado como uma Imago Dei pela ação, ou seja, depende do que ele faz e como age1. Em São Tomás, a Imago Dei é encontrada primariamente no homem, e somente secundariamente na mulher2.

Tendo em vista o que acontece no Brasil dos dias de hoje, é bom que todos tenham em mente uma coisa: antes de você enxergar no próximo um homossexual, um herege, ou alguém que você detesta apenas porque essa pessoa tem uma opção política diferente da sua, recorde-se sempre que essa pessoa é uma Imago Dei, tão importante e digna quanto você. Todos os grandes crimes da humanidade foram e continuam acontecendo pelo esquecimento ou a negação dessa verdade revelada pela Bíblia e aprofundada pela filosofia platônica. Dessa forma, a verdadeira filosofia a ser defendida é a do homem criado por Deus como formulada pela filosofia neoplatônica, sendo que a visão desse mesmo tema como formulada pela filosofia aristotélica-tomista deve ser rejeitada.

1http://www.academia.edu/3591810/Essentially_Human_A_Defense_of_the_Substantive_Imago_Dei

2 Ibid

Comments

  1. Mano… Vocé o cara! Estava procurando um blog legal com textos de filosofia aristotélica, medieval, escolástica, e achei aqui. Parabéns pelo trabalho!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: